Mochilão pelo Paraguai

Quando estava montando o roteiro do nosso mochilão pelo Paraguai, penei para achar blogs atualizados sobre o destino. Por isso, se os  artigos sobre o país, estiverem muito longos, desculpa, estou compartilhando o máximo possível para ajudar um futuro visitante das terras guaranis.

Bom, eu usei o esse site para me ajudar a traçar a nossa rota. Nele é possivel comprar passagens de onibus para o Paraguai, Argentina e algumas cidades do sul do Brasil.

Não compramos as passagens por ele, deixamos para comprar direto na rodoviária para pagar na moeda local mesmo.(pq com a troca de moedas, foi mais vantajoso pagar em efectivo = dinheiro).

Mas foi com o site que consegui definir quais cidades realmente viajaríamos. Antes de encontrar onibus pelas regiões, tinha em mente conhecer outras cidades também, mas que depois ficou um pouco inviável.

A cotação que conseguimos  pela Western Union inicialmente foi de 1.370 guaranis por real. Com o passar dos dias, pegamos outra cotação, 1.266 guaranis por real. Fizemos as trocas de moedas aos poucos, para não correr o risco de ficar com muitas notas sem usar depois.Mesmo assim, ainda sobrou uns trocados para uma próxima viagem ao país.

Seguros Promo

Não sabe como a Western Union funciona? Eu fiz um passo a passo pra você e contei um pouquinho sobre como usar…

western union na rodoviária de cidade do leste

No total, trocamos cerca de R$ 1.500,00 para os nossos 15 dias. E foi mais do que suficiente para alimentação em restaurantes, compras em mercado e as passagens de ônibus. Já que as nossas acomodações já estavam todas pagas.

A Viagem

Nossa viagem teve início no dia 09 de junho de 2022, quando embarcamos em Guarulhos para Assunção. O voo foi tranquilo, poucos momentos de turbulência. A viagem levou 2 horas aproximadamente, e foi servido um lanchinho.

serviço de bordo

A imigração foi tranquila,  foram solicitados: o motivo da viagem e comprovante de hospedagem. Além do certificado de vacinação da Covid-19.

Para sair do aeroporto cotamos um táxi do aeroporto mesmo ( 90.000 guaranis) e como sempre, é mais caro. Ficam vários motoristas na área de desembarque oferecendo o serviço, que é tabelado. Pegamos um carro de aplicativo mesmo (uber), e foi super tranquilo, não deu mais de 30.000 gs.

Dica: Para pegar um uber no aeroporto, basta ir para o estacionamento que não tem erro.

Saiba que o horário do Paraguai é 1h a menos que o de Brasília.

Roteiro

Nosso roteiro percorrendo o Paraguai de ônibus, foi dividido em 4 cidades principais :

1. Assunção,
  2. Cidade do Leste,
  3. Trinidad,
  4. Encarnação.

E 2 cidades que fizemos bate e volta:

1. Presidente Franco( pertinho de C.Leste)
  2. Posadas (pertinho de Encarnación).
Bia no letreiro de Assunção

Salto Monday – cidade do leste

Igreja Maior – Ruína de Trinidad

Encarnación

Com as pesquisas e  vídeos que assistimos, já tínhamos uma noção do que esperar. Mas posso te dizer, que o Paraguai superou as expectativas positivamente e não vejo a hora de voltar lá.

Nós gostamos de todas as cidades que visitamos. As pessoas são pacientes e sempre aptas a ajudar.

1. Trinidad tem aquela carinha de cidade de interior, onde todo mundo se comprimenta e o clima é mais familiar.
  2. Já em Assunção, mesmo sendo a capital, também nos passou a impressão de cidade pequena. (não se compara a cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro ou Vitória).
  3. Cidade do leste e Encarnação oferecem muito mais além das compras.

Não vejo a hora de voltar ao Paraguai. A experiência foi muito positiva.

Nossas acomodações pelo Paraguai

Assunção

Como te disse ali em cima, dividimos a nossa passagem pela cidade no início da viagem e no final.

primeiro apto em assunção

No início da viagem ficamos hospedadas em Fernando de la Mora, cidade vizinha  bem pertinho do centro da capital paraguai, cerca de 9 km. Nem percebemos que não estávamos em Assunção de fato, tudo pertinho mesmo.

segundo apto em assunção

E no finalzinho da viagem, ficamos em um apartamento completo  próximo do jardim botânico e do aeroporto.

Cidade do Leste

Para conseguirmos aproveitar o que a cidade oferece, escolhemos uma acomodção entre o Salto del Monday e o centro de compras.

casa alamanda

Ficamos na casa Alamanda, que é um espaço com alguns quartos privativos, cozinha compartilhada, jardim, sala de tv, bar e coworking.

Trinidad

entrada da pousada maria

Para conhecer as ruínas, preferimos nos hospedar bem pertinho delas. Ficamos na Posada Maria, que está a menos de 100 metros da entrada das ruínas, além de ser bem perto da entrada da vila.

Encarnacion

apartamento em Encarnación

Foi a nossa última cidade “nova” do Paraguai, antes de retornarmos para Assunção. Para aproveitarmos a cidade escolhemos um apartamento completo com cozinha,varanda e ar condicionado. O prédio era bem residencial, e contava com facilidades ao redor.

Por ser uma cidade litorânea a cidade costuma lotar no verão. Afinal no país o verão é bem quente.

Seguros Promo

E aí, gostou do nosso roteiro para o Paraguai? Mudaria alguma coisa?

Também estamos no pinterest.Nos siga por lá.

MAIS ARTIGOS DO NOSSO MOCHILÃO PELO PARAGUAI

Seguros Promo

Obrigada por estar aqui, e até a próxima!